Aqui se leva a sério quem leva a vida brincando!
Atendemos crianças dos 04 meses aos 05 anos e 11 meses de idade.

Maria Fumaça - Escola de Educação Infantil com Programa Crescer Bilíngue

Socialização e Acolhimento / Socialization and Welcome

Com a entrada na escola, começa uma fase nova na vida de uma criança. Portanto, pais e professores constituem elementos essenciais de apoio para que a mesma possa superar as dificuldades típicas e comuns dessa fase de suas vidas.

O Acolhimento da criança está na dependência da orientação da professora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição infantil (todas estas informações devem ser passadas pelos pais/responsáveis em entrevista prévia com a professora da turma através de anamnese). Sendo assim, o acolhimento da criança se desenvolverá harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.

As vivências programadas devem-se basear em suas necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar; aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.

A participação da família nesta etapa é decisiva e por isso deve ser encarada com tranquilidade, paciência e segurança.  A escola deve ser tratada em casa como amigo positivo, que diverte, desenvolve e ensina.

                As crianças geralmente demoram de quatro a cinco semanas para se adaptarem à escola. Algumas levam ainda mais tempo. Mas há também aquelas que entram na escola e já se sentem integrados de imediato.

                Por isso, salientamos que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado principalmente pelos pais/responsáveis, pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais/responsáveis  também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a professora anota recados para a família ou comunica como foi o dia da criança.

 

Algumas informações sobre o processo de acolhimento:

 

1- A decisão de colocar sua criança na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura.

2- A vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.

3- A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para os pais/responsáveis, mas é superado em pouco tempo.

4- Cuidados devem ser tomados nesse período de acolhimento em relação à: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.

5- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.

6- A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola.

7- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.

8- Cabe ao responsável entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo do responsável.

9- Nunca saia escondido da criança. Despeça-se naturalmente.

10- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.

11- Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.

12- Lembre-se de que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com os pais a integração da criança.

13- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.

14- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.

15-Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola.

16- Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, etc.).

17- É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimento. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.

18- Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.

19- O acolhimento das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno (manhã ou tarde).

No processo de acolhimento o responsável deve ficar no local solicitado pela escola. Caso a criança necessite vê-la, será levada até a mesma. Já na segunda semana o horário deverá ser o normal, sem a presença do responsável.

Nas mães que têm seu filho ingressando no berçário da escola, é frequente o aparecimento do sentimento de culpa, insegurança, ansiedade e ciúmes pelo “abandono” do filho na escola. Se estiver insegura com esse sentimento procure discuti-lo com a coordenadora da escola.

Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a direção que estará à sua disposição para esclarecê-la e ajudá-la sempre que necessário.

Reconhecendo que o início da vida escolar de uma criança é uma conquista importante no processo de crescimento individual, a Escola Maria Fumaça estudou um programa de adaptação, que tem sido muito favorável e que tem conseguido ótimos resultados, fazendo desse período um momento especial.

O acolhimento para a mãe sempre é mais difícil, pois lida com sentimentos de insegurança e culpa, na maioria das vezes, por não poder cuidar integralmente do seu bebê. No entanto, se o acolhimento for bem conduzido,  com a certeza que seu filho foi bem acolhido num ambiente alegre, estimulante, seguro, adequadamente higienizado, com recursos ambientais adequados e especialmente afetivo, logo se estabelece uma relação de confiança. Por isso, aconselhamos que disponibilize, no mínimo, uma semana para dedicar-se a esta tarefa.

O processo de acolhimento será em horário progressivo durante a primeira semana de permanência da criança na escola, considerando sua faixa etária e disponibilidade dos pais. Este período poderá ser estendido ou não, dependendo da ambientação da criança e sua evolução.

 

 

HORÁRIO DE ACOLHIMENTO

WELCOMING TIME

O acolhimento da criança  será definido no dia da entrevista com a professora ou no ato da matrícula.

De um bom acolhimento depende o bem-estar da criança o ano todo.             

.